Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Adenophaedra cearensis Secco CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Adenophaedra cearensis é conhecida por apenas uma subpopulação na Serra do Baturité, no Estado do Ceará, em uma única situação de ameaça e com AOO de 4 km². A espécie é indicada como rara/escassa e habita um encrave de floresta úmida na Caatinga, que sofre a perda de hábitat causada por atividades agropecuárias.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Adenophaedra cearensis Secco;

Família: Euphorbiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita por Secco (2003), é um arbusto caracterizado por folhas elíptico-lanceoladas a elíptico-ovadas, agudas no ápice, levemente serrilhada na margem, com flores com cinco estames (Secco, 2003; Secco; Rosário, 2009). Assemelha-se a A. grandifolia e A. megalophylla, porém distinguem-se pelo tamanho das folhas (menor em A. cearensis), tipo de ápice foliar, tipo de tamanho da inflorescência, nº de estames e sépalas (Secco, 2003).

Dados populacionais

Dados de coleta (CNCFlora, 2011) e informações bibliográficas (Secco, 2003; Secco; Rosário, 2009) indicam a existência de ao menos uma população de A. cearensis, na Serra do Baturité (CE). Indicada como rara/ escassa (Biodiversitas, 2005). O Tempo de Geração da espécie foi estimado em cerca de cinco anos, conforme estabelecido por CNCFlora (2011) para plantas arbustivas.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Ceará (Cordeiro; Secco, 2012). Parece representar um endemismo restrito da Serra do Baturité, CE (Secco, 2003). Foi considerada "Rara" por Secco; Rosário (2009), de acordo com os critérios de raridade adotados por Giulietti et al. (2009).

Ecologia

Planta arbustiva, terrícola (Secco, 2003), heliófita (Biodiversitas, 2005); ocorre em região recoberta por Floresta Subperenifólia Tropical Plúvio Nebular e Floresta Ombrófila Submontana e/ou Montana (Albano; Girão, 2008). A fitofisionomia predominante na região é considerada um encrave de floresta úmida em meio a matriz semiárida da Caatinga cearense (Nascimento et al., 2010). Está associada ao Domínio Fitogeográfico Mata Atlântica (Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes As condições morfoclimáticas da região de ocorrência da espécie impulsionaram o desenvolvimento de agricultura cafeeira e de cana-de-açúcar, que por consequência, possibilitou o estabelecimento dos primeiros assentamentos humanos da área (Nascimento et al., 2010).As condições privilegiadas das florestas úmidas cearensis têm atraído historicamente pecuaristas e agricultores, que, através da criação de gado e do desenvolvimento de lavouras permanentes, como as de banana, café e citros, secundadas por lavouras temporárias, como as de hortaliças, mandioca, milho e feijão, vão suprimindo a vegetação original destes importantes enclaves de florestas úmidas no coração do semiárido (Porto et al., 2004).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de Dados" (DD).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité (Secco, 2003).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SECCO, R.S. Contribuição adcional a taxonomia das espécies brasileiras de Adenophaedra e Tetrochidium (Euphorbiaceae). Acta Amazonica, v. 33, n. 2, p. 221-236, 2003.

- SECCO, R.S.S.; ROSÁRIO, A.S. Euphorbiaceae. 2009.

- ALBANO, C.; GIRÃO, W. Aves das matas úmidas das serras de Aratanha, Baturité e Maranguape, Ceará. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 16, n. 2, p. 142-154, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- NASCIMENTO, F.R. ET AL. Diagnóstico socioambiental da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité - Ceará. R. RA´E GA, n. 20, p. 19-33, 2010.

- PORTO, K.C.; CABRAL, J.J.P.; TABARELLI, M. Brejos de altitude em Pernambuco e Paraíba - história natural, ecologia e conservação, Brasília, DF, Ministério do Meio Ambiente - Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

Como citar

CNCFlora. Adenophaedra cearensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Adenophaedra cearensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/06/2012 - 17:45:33